Maranhão já registrou mais de 1,3 mil acidentes com postes em apenas nove meses
27/10/2024
Com três meses para o fim do ano, o número atual supera os números registrados durante todo o ano de 2023. Maranhão já registrou mais de 1,3 mil acidentes com postes em apenas nove meses
Divulgação/Equatorial Energia
Um levantamento divulgado pela Equatorial Energia apontou que, somente de janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados 1.321 ocorrências envolvendo postes de energia elétrica no Maranhão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Com três meses para o fim do ano, o número atual supera os números registrados durante todo o ano de 2023, onde a concessionária de energia registrou 1.026 casos. São Luís é a cidade que registrou o maior número de ocorrências, com 270 acidentes e, em seguida, aparecem Imperatriz com 67 casos.
Além dos prejuízos para os consumidores que podem ficar um tempo sem energia elétrica devido aos problemas, os custos para fazer a troca de um poste também chamam atenção.
O custo pode variar entre R$ 3 mil até R$ 44 mil, de acordo com as condições da estrutura atingida. Durante a troca, deve ser levado em consideração o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga de energia interrompida na área afetada.
De acordo com a Equatorial, quando é possível identificar o condutor ou do proprietário do veículo envolvido no acidente, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
Para garantir mais segurança para os consumidores, confira algumas dicas que podem ajudar em casos de acidentes envolvendo postes:
Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e também das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia, com segurança para todos.
A Equatorial alerta ainda que a prevenção também deve partir dos condutores dos veículos. Por isso, respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população, evitando acidentes.
Em caso de ocorrências, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento da empresa pelo número 116, para uma equipe técnica possa fazer os reparos na rede elétrica.